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Kimberly Clark foca em produtos premium enquanto concorrencia foca em produtos de preço baixo

Estive viajando estes dias, por isso não tenho postado muito. Mas vou colocar algumas notas rápidas de coisas que achei interessantes nestes dias.

A primeira, é a reportagem da Advertising Age (aqui) que mostra como a Kimberly Clark tem tido sucesso com a estratégia de focar esforços em marcas premium enquanto a grande maioria dos concorrentes (incluindo a Procter & Gamble) tem se focado em produtos de preço mais baixo.

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O volume caiu (ou seja, consumidores saíram das marcas), mas o faturamento aumentou. Menos consumidores pagando mais caro.

Numa época de crise econômica e medo generalizado esta é esta é uma estratégia corajosa. Do ponto de vista de estratégia de marketing, ela me parece acertada. Porque?

  1. Enquanto todos brigam por preço, a K-C fica livre para oferecer diferenciação para o consumidor que ainda busca qualidade.
  2. A K-C vai estar muito mais bem posicionada para ganhar quando a crise passar e o consumidor voltar a buscar produtos premium.
  3. Provavelmente, grandes varejos começarão a dar mais espaço a marcas premium em algum momento do tempo… no inicio é uma grande pressão para diminuir margens.

Claro que acho que eles poderiam usar de algumas táticas de negócio para manter volume e deixar o varejo feliz… por exemplo, enquanto foca em produtos premium, fazer mais promoções de preço em outras linhas. Mais essa discussão é pra outra hora.

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