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Sony Ericsson se reposiciona para tentar se salvar

Agora é a vez de a Sony Ericcson tentar um novo posicionamento de marca. Deve ser parte do projeto de turnaround começado há mais ou menos um ano, com objetivo de tirar a empresa do buraco. São anos de prejuízo financeiro, participação de mercado caindo e total falta de rumo estratégico.

De acordo com reportagem do Mundo do Marketing, o reposicionamento da Sony Ericsson conta com duas principais mudanças. A primeira diz respeito à logomarca. “A nova logo traz movimento, como se fosse uma pincelada de tinta, injetando energia, otimismo e capacidade de inovar”, explica Ana Peretti, diretora adjunta de Marketing. Além disso, o símbolo deixa de ter apenas uma cor para assumir sete cores diferentes. A estratégia pretende dar mais liberdade à imagem da marca.

A segunda mudança se refere à inserção do slogan make.believe (make dot believe), da Sony, em todas as campanhas. A proposta é unificar a mensagem para todas as empresas do Grupo Sony e dar mais força à Sony Ericsson. Já ecrevi sobre o slogan aqui.

sony_ericsson_logos

Olha, já tive um Sony Ericsson e foi um dos melhores aparelhos que já tive. Tecnicamente. Mas achar que vão resolver o problema de marca com nova logo e slogan é no mínimo preocupante.

Falta posicionamento estratégico diferenciado e relevante. Infelizmente para a Sony Ericsson, o Iphone já tomou conta do posicionamento de “fun” / “entretenimento” que a empresa flertou há alguns anos, mas não conseguiu fincar a estaca. Acho difícil conseguir se estabelecer aí.

A grande novidade (não tão nova assim, já que a estratégia começou a ser implementada em 2007) são os celulares para o público infantil tipo o da Hello Kit (abaixo, lançamento para o dia das crianças) . Não sei se o tamanho do público alvo é grande, com poder de decisão e dinheiro, mas assumindo que o pessoal de marketing fez um bom trabalho e que não há concorrentes, pode ser que eles possam dominar o segmento. O problema é que, novamente, eles não fizeram um grande trabalho de estabelecer o conceito (nunca tinha ouvido falar nisso) e não sei se os produtos têm realmente alguma vantagem (tipo, os pais podem determinar quais números podem ser discados?) ou é só cosmético.

Sony_Ericsson_Hellokitty

Não acho que o público infantil vá salvar a Sony Ericsson, mas é só para mostrar que eles precisam achar um posicionamento estratégico claro, distinto e relevante, e depois atacar com força. Só assim tem alguma chance nesse mercado extremamente complicado e competitivo.

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