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sobre a propaganda da GM e intenção de compra

Um comercial de TV com o novo Chairman da General Motors (GM), inicialmente planejado para ficar no ar por uma semana nos EUA, vai ficar no ar por mais tempo devido à “resposta positiva” do público. Esta é a propaganda:

Como eles souberam disso? Monitorando blogs e postings na internet. Após dois dias no ar, eles “descobriram” um aumento de 14% em intenção de compra.

Tentar medir intenção de compra através de monitoramento de blog???? Ou é alguma técnica muito sofisticada (vou procurar por isso, mas acho que ainda estamos ano-luz de algo assim) ou é viagem total. Como já tinha mencionado no post Vigor lança linha de massas frescas após pesquisas com consumidores, o consumidor não faz a menor idéia de que decisão vai tomar e porque quando se trata de perguntas “e se”. Imagina uma ligação tão fraca quanto “checar se o que está escrito em um blog é positivo”.

Mas vou um pouco mais fundo. O conceito da campanha é promocional (desafio 60 dias) e isso sempre tem um impacto de curto prazo. Mas:

Qual o público alvo da campanha? Qual a marca e consequentemente o posicionamento estabelecido pelo comercial? Sem foco = sem resultados de longo prazo.

E não tem nada a ver com ser propaganda promocional. Olhem o exemplo do Activia que montou toda sua comunicação em cima de “satisfação ou dinheiro de volta”, mas sempre em um contexto onde o posicionamento de marca estava bem estabelecido. Muita diferença!

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