Skip navigation

Lista das marcas mais valiosas do mundo: e a vencedora é…

Já tinha escrito sobre o Top of Mind Brasil 2009. Agora, a Interbrand soltou o relatório de 2009 com a avaliação das marcas mais valiosas do mundo. Para se qualificar para a lista, uma marca tem que ter dados financeiros publicados e tem que gerar pelo menos 1/3 das suas vendas fora do país de origem (por isso, por exemplo, que o Walmart não se qualifica).

A Coca-Cola continua no posto de marca mais valiosa seguida de IBM, Microsoft, GE, Nokia, McDonald’s, Google, Toyota, Intel e Disney. Lista abaixo com os 10 primeiros (lista dos 100 primeiros no site da Interbrand aqui).

Top 100 brands 2009

  • A Coca-Cola cresceu 3% vs. o ano anterior, e o relatório diz que isso é em razão da agressividade da empresa durante a crise. A Coca lançou 700 produtos no mundo todo em 2008 e “se mantém super focada em marketing in-store e embalagens.” Olha, eles realmente fizeram e fazem um grande trabalho. Mas quando você olha os números, vê que seus concorrentes e empresas de natureza similar tiveram resultados de crescimento similares (por exemplo, Pepsi também cresceu 3%).
  • A Google continua com crescimento fantástico (25%). Já escrevi sobre algumas decisões que considero erros estratégicos (post: Google Chrome – Estratégia certa para o Google?), mas no geral não há o que questionar o sucesso da estratégia de foco constante em inovação e criação de novas categorias.
  • Já escrevi sobre a confusão em que estão as eletrônicas (post: Bola fora do novo slogan da Sony). A falta de foco no consumidor é grande e os resultados da Sony (-12%), Phillips (-2%), Canon (-4%), Panasonic (-1%) e  Samsung (-1%) mostram isso. Como disse antes no mesmo post, não é a toa que a Apple está comendo no quintal deles (cresceu 12%).
  • Gillete parece não ter sofrido com a compra pela Procter & Gamble (+4%).
  • Parabéns a Amazon com inovação via Kindle (+22%)
  • Harley-Davidson caiu 43%!!!! Parece que não pelos mesmos problemas de branding das montadoras, mas seu tipo de negócio (supérfluo caríssimo de luxo) sofreu com a crise.

Teria mais coisa… mas o post já está longo demais.

Comente

Required fields are marked *
*
*

%d blogueiros gostam disto: