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Bola fora do novo slogan da Sony

Saiu um press release dizendo que a Sony passa a adotar um novo slogan global: make.believe, que irá permear todas as iniciativas de comunicação da empresa entre suas unidades de eletrônicos, jogos, filmes, música, telefones móveis e serviços de rede. Segundo a companhia, é a primeira vez que ela adota uma mensagem de marca unificada que envolva os braços de entretenimento e eletrônicos.

Sony MakeBelieve

O press release continua assim “A explicação da empresa para o slogan é que Believe (acreditar) significa as idéias e ideais da empresa, a habilidade para pensar, imaginar e sonhar. Ao passo que Make (fazer) representa a capacidade da empresa de transformar essas ideais em realidade. E o enigmático ponto indica onde a inspiração encontra a criatividade, que encontra a realidade, um simbolismo de tornar as coisas reais. A empresa promete que junto com o Make.Believe apostará em lançamentos de produtos, tecnologias novas e conteúdos com experiência de usuário.”

Acho realmente impressionante como a Sony está perdida há anos e pelo que parece continua (sorte que concorrentes também não fazem um trabalho brilhante… talvez por isso a Apple consegue se aventurar numa terra que não é dela com tamanho sucesso). Imagino que a empresa tenha gasto centenas de milhares de dólares para desenvolver este mambo jambo conceitual que geralmente deixa os diretores entusiasmados e o consumidor perdido.

Um bom slogan comunica algo relevante para o consumidor, uma tradução inspirada da sua estratégia ou posicionamento. Pode ser orientada a benefícios, a serviços, a público alvo ou a vendas. Mas sempre com o consumidor em mente.

Pense “Just Do It”, ou mesmo “terrível contra os insetos…contra os insetos”. O consumidor sempre tem que estar no centro.

Fazer um slogan que represente “a capacidade da empresa…” e “acreditar nas idéias e ideais da empresa” é uma tremenda bola fora! Cadê o consumidor????? Cadê a relevância????

Aqui vai uma lista de slogans famosos. Não concordo com alguns, mas você pode ver que +90% são centrados no consumidor:

The Advertising Slogan Hall of Fame

2 Trackbacks/Pingbacks

  1. […] escrevi sobre a confusão em que estão as eletrônicas (post: Bola fora do novo slogan da Sony). A falta de foco no consumidor é grande e os resultados da Sony (-12%), Phillips (-2%), Canon […]

  2. […] A segunda mudança se refere à inserção do slogan make.believe (make dot believe), da Sony, em todas as campanhas. A proposta é unificar a mensagem para todas as empresas do Grupo Sony e dar mais força à Sony Ericsson. Já ecrevi sobre o slogan aqui. […]

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