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Top of Mind- Brasil 2009

Está saindo este mês a sexta edição do estudo Top Brands Força de Marca conduzido pela Quest Pesquisa de Mercado e encomendado pela ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) e Top Brands Consultoria e Gestão de Marcas.

Não tenho detalhes da pesquisa, mas algumas tabelas já começaram a pipocar pela internet. Exemplo ao abaixo:

Top of Mind 2009

Difícil fazer uma análise profunda sem todas as informações, mas um estrategista procura sempre destrinchar os números que tem em mãos e fazer perguntas que podem impactar seu negócio (ou de outros).

Tem várias coisas que saltam aos olhos, mas vamos nos concentrar em uma parte apenas. Porque os números de Top of Mind são tão baixos para Provedores de Internet, Biscoitos e Supermercados?

Biscoitos: quantidade infinita de SKUs (stock keeping unit, ou tipos diferentes de marcas/tamanhos/sabores/embalagens/etc) faz com que a força individual de cada marca seja diluída. Porque? Bem, é simplesmente impossível ter um posicionamento focado, forte e relevante se cada marca tenta representar tantas coisas para o consumidor.

Supermercados: Bem, aqui parece que o problema a falta de diferenciação entre os grandes concorrentes. O número de jogadores não é grande neste mercado, mas a grande maioria foca em preço como posicionamento. É realmente difícil separar o joio do trigo.  O mais impressionante é que mesmo o Pão de Açúcar que tem um balanço de comunicação mais focado em “não-preço” não salta aos olhos. Talvez seja uma sentença de como a diferenciação feita não seja relevante ou bem implementada.

Provedores de Internet: aqui realmente é um problema de posicionamento e comunicação relevante. Pouquíssimos jogadores e mesmo assim eles não conseguem se diferenciar… precisam de ajuda urgente!

O meu objetivo aqui não foi analisar profundamente os dados ou dar uma sentença definitiva, mas dar uma idéia de como um estrategista pode rapidamente pensar sobre números jogados a sua frente, e talvez começar uma discussão interessante.

Caso não concordem ou queiram adicionar algo, sintam-se a vontade.

One Trackback/Pingback

  1. […] das marcas mais valiosas do mundo: e a vencedora é… Já tinha escrito sobre o Top of Mind Brasil 2009. Agora, a Interbrand soltou o relatório de 2009 com a avaliação das marcas mais valiosas do […]

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