Skip navigation

Grandes empresas = Melhor Marketing?

Post interessante no Branding Strategy Insider (aqui).

Diz que normalmente achamos que grandes empresas = grandes marcas = grandes marketeiros. Mas a verdade é que após anos de experiência em consultoria, chegou à conclusão que isso não poderia estar mais longe da verdade. Que é tão provável que você encontre um grande marketeiro numa grande empresa quanto numa empresa de business-to-business de 50 funcionários.

Isso porque, apesar de empresas como Coca Cola, Unilever, Nestlé terem marcas sensacionais e algumas campanhas memoráveis, estas marcas e campanhas normalmente foram criadas há décadas (algumas a mais de um século). Hoje, muitas empresas tem uma combinação de pouca liberdade para criação (e portanto treinamento), muita burocracia e muito dinheiro (troca-se um budget alto em ações convencionais e de baixo risco por grandes idéias).

Acho que direcionalmente o post está correto. Principalmente em países como o Brasil onde recebemos muita estratégia e planos prontos das matrizes.

Por outro lado, é bom lembrar que as grandes empresas ainda são o grande pólo de treinamento em Marketing do país (pequenas empresas não se preocupam com isso e nossas universidades não são conhecidas por serem grandes formadoras de estrategistas em Marketing).

Comente

Required fields are marked *
*
*

%d blogueiros gostam disto: