Skip navigation

Pampers Noturna e Diurna

Tenho a marca Pampers bem próxima do meu coração. Trabalhei na marca por anos. Fiz lançamentos, comerciais de TV, campanhas de amostragem, pacotes promocionais, etc. Aprendi demais. Os resultados de negócios foram ótimos.

Talvez por isso tenha me sentido particularmente chateado com as últimas noticias da marca. Outro dia, vi um comercial de TV que comunicava que Pampers Noturna estava virando Pampers Noturna e Diurna….. o que???????? Isso é um crime contra o bom senso em branding. Que isso tenha sido feito pela P&G e ainda mais em Pampers (onde o time que cuida da marca é excelente) dói demais.

pampers-noturna-e-diurna-e-noturna

Sem entrar em detalhes estratégicos, Pampers Noturna tem um conceito claro, simples e focado (nasce de: noite = necessidade de melhor desempenho). Seleciona um público alvo focado, é simples para a força de venda, etc. Agora, o que significa exatamente Pampers Noturna e Diurna… uma fralda para todos a todo momento? Por quê? Cadê o foco? Cadê a segmentação? Cadê o conceito? É boa para o dia e noite por causa da centopéia? Sério?

Existem grandes desafios em manter um produto de nicho como Pampers Noturna no meio de uma crise financeira mundial (falta de escala que pode gerar maiores custos e menor lucratividade). Mas se este é o caso, ou você investe pesado para aumentar o segmento e lucra no futuro (como feito pela Fedex para vender overnight) ou simplesmente descontinua a marca e lança uma nova (com um conceito real por trás).

O que você não faz é cometer um crime contra a própria marca e deixá-la morrer de forma embaraçosa (o que provavelmente acontecerá em 1-2 anos se muito).

Muito triste.

4 Comments

  1. Myrna
    Posted 8.fev.2009 at 01:24 | Permalink

    Essa maldita diurna+noturna é a pior coisa que a pampers já fez no mundo. Não aguenta nem uma mijadinha média. Meu filho acordou ensopado meia hora depois de adormecer… espero que não queiram fazer o mesmo com as outras fraldas da família! Mas se fizerem, não poderão reclamar da perda de consumidores para as outras marcas;

  2. Ester andarde
    Posted 26.mar.2009 at 14:19 | Permalink

    o meu filho quer ser uma estrela

  3. ENELISE ARNOLD
    Posted 1.jul.2009 at 23:13 | Permalink

    Utilizei a fralda noturna e diurna na minha filha que tem 3 meses (6kg) e foi ótimo, para bebês maiores tenho dúvidas… Estou tão frustrada com as fraldas da turma da Mônica (em cada pacote várias vêm sem fita adesiva) que estou experimentando todas que aparecem.

  4. Fernando
    Posted 5.ago.2010 at 17:03 | Permalink

    André, agora que já se passaram quase dois anos do lançamento de Pampers Noturna e Diurna, qual sua perspectiva sobre o fato de que não só a marca está “viva”, mas também a respeito das marcas concorrentes (turma da Mônica, Sapeka, Baby Looney Tunes, Pom Pom etc.) do segmento “noturno”, que estão acrescentando em suas embalagens os dizeres “noite e dia”?


Comente

Required fields are marked *
*
*

%d blogueiros gostam disto: