Skip navigation

Estratégias do Novo e do Velho Mundo

Outro dia, estava conversando com potenciais clientes. Uma conversa interessante com alguns insights. Estávamos conversando como sobre as estratégias da Google.

Google investe em pelo menos 10 empresas ou idéias por ano. Idéias essas que devem ter potencial de se transformar em uma nova Google nos próximos anos. A empresa sabe que destas, a grande maioria vai sumir. Mas que o faturamento das vencedoras (1 ou 2 idéias no máximo) mais do que compensará o investimento gasto nas perdedoras.

Não é estruturalmente a mesma coisa que fazem as empresas farmacêuticas? Investem vários milhões em diversas linhas de pesquisa em paralelo. Sabem que destas pesquisas, no máximo 1 ou 2 serão um sucesso e chegarão ao mercado em forma de medicamentos. Com estes 1 ou 2 novos medicamentos, esperam sustentar o crescimento ou mesmo a sobrevivência nos anos futuros.

Mudam os jogadores. Muda o glamour. Muda o mercado. Mas as estratégias seguem sempre padrões semelhantes.

One Comment

  1. Posted 30.set.2008 at 10:43 | Permalink

    Não sei se os padrões são os mesmos… pois, as industrias estao mais focados em pesquisa de cientistas… mas o google precisa mais de idéias de pessoas que as vezes nem fizeram faculdade.

    Fora isso, o Google não tem se mostrado bem sucedido nisso, eles não conseguiram fazer um site de vídeo (tiveram que comprar o Youtube) e 99% da receita deles ainda vem do bom e velho buascador.


Comente

Required fields are marked *
*
*

%d blogueiros gostam disto: