Skip navigation

American Express Card – Saia de casa sem ele

Alguns anos atrás recebi um cartão de crédito American Express. Platinum. Gostei. Mais ainda porque era de graça. Na verdade, teria gostado de qualquer cartão AMEX já que minha intenção era apenas ter um backup para outros cartões que já tinha. Era AMEX e de graça. Ótimo.

Fizeram parecer um grande negócio. Um cartão Platinum era para poucos. Estava em um time exclusivo de um cartão exclusivo. Não tinha pedido por isso, mas uma vez que me colocaram no clube dos exclusivos por que não gostar, certo?

Com o tempo, o que era um agrado virou rotina. Eu era Platinum. Exclusivo. Importante. Até….

Tive que viajar pelo Aeroporto de Congonhas em SP semana passada. Vôos atrasados, aeroporto cheio. Vi que existia uma sala VIP AMEX e me encaminhei para lá. Na porta, desenhos dos cartões que davam direito a usufruir da sala. Entre eles estava o cartão Platinum.

Tentei entrar com minha esposa e filha. Não consegui. Meu cartão não era aceito. Como? Me explicou a atendente que meu cartão era Platinum Credit e não Platinum Card (layout muito semelhante) e que na verdade este cartão não era tão VIP assim. Acima dele existiam pelo menos uns 5 ou 6 cartões… inclusive o Gold Card (no protocolo dos cartões Gold é usualmente menos importante que o Platinum). Como eu, pelo menos umas 5 outras pessoas estavam recebendo a mesma informação. Como eu, todos ficaram revoltados com o AMEX.

Senti-me um trouxa por todos esses anos. Nunca fui parte do clube exclusivo. Foi uma jogada de marketing barata. Também me senti envergonhado por ter descoberto isso enquanto estava sendo barrado em um lugar que não deveria, na frente de outros. Não importa mais que o cartão seja grátis. Importa é que me senti enganado pela empresa.

Algumas lições:

– Nunca engane seu consumidor. Ou ofereça algo ou não ofereça. Ele não vai ressenti-lo por não fazer parte de um grupo exclusivo. Enganá-lo pode custar qualquer fidelidade e boa vontade que ele tenha com você.

– Tenha foco. Nos EUA, AMEX já teve quase 40% de participação com 2-3 cartões. Hoje tem mais de 15 cartões mais sua participação caiu para menos de 20%. Você ganha consumidores com posicionamento correto, relevante, único, e também com consistência e eficiência na execução desse posicionamento. Você não ganha inundando o mercado com propostas duvidosas e mal executadas.

One Comment

  1. LeAndro
    Posted 16.abr.2010 at 03:54 | Permalink

    Você não paga nada pra AMEX e queria ia na sala VIP? Ah… primeiro seja VIP, depois espere tratamento VIP.


Comente

Required fields are marked *
*
*

