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Pirataria, Estratégia e Relacionamento

O Instituto Ikatu, especializado em consumo consciente, realizou uma pesquisa falsificação e pirataria. Tem uma série de aprendizados para aqueles que gostam de estratégia, marketing e negócios em geral. Vou me concentrar em um.

A grande maioria dos consumidores de todas as classes consome produtos piratas, falsificados ou ilegais (nenhuma novidade), sabe que é errado e não se sente culpado disso. A pesquisa chegou a conclusão que qualquer campanha tradicional contra consumo de produtos piratas tende a fracassar.

Isso porque, o consumidor não tem o menor respeito pelo governo (sem novidades) e pelas empresas. Estes são vistos como gananciosos, exploradores e egoístas. Por isso, “roubar de ladrão e safado” não tem problema.

Infelizmente, discussões sobre certo ou errado passam a ser irrelevantes. São conceitos flexíveis, subordinados a emoções sentimentos. Primeiro sentimos (neste caso revolta, ódio, desprezo, etc) e depois racionalizamos motivos pelos nossos atos.

Apelar para o cérebro (razão) funciona se você cuida do coração ao mesmo tempo. Não adianta ter a melhor estratégia se as pessoas te odeiam. Mesmo que consumam seua marca, na primeira oportunidade elas mudam. Seja um produto concorrente, seja um produto pirata, falsificado ou ilegal.

Eu, como um estrategista e uma pessoa que gostaria de ver o certo ganhar, não gastaria fortunas em campanhas contra a pirataria. Gastaria fortunas em programas de relacionamento com o consumidor. Ninguém rouba de quem gosta. Não há prazer nisso.

Me lembro de um sujeito (de excelente situação financeira) que conheci. Ele sempre comia salgadinhos em um boteco que não tinha o menor controle. Nunca enganou o dono. “Coitado… é gente fina, trabalha feito um louco e cobra o justo. Porque enganaria o cara?”. Em compensação, não tinha o menor problema em roubar sinal de televisão a cabo. “São uns safados, roubam a gente, cobram pontos extra, o serviço é péssimo, etc. Eles merecem”.

Desenvolva uma personalidade de marca relevante. Seja consistente e verdadeiro com essa personalidade. E mais importante, crie um relacionamento forte com seu consumidor.

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