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Sobre liderança e participação de mercado

Um mercado que funciona eficientemente tem um líder claro, um segundo concorrente forte, e vários pequenos coadjuvantes. Normalmente o líder não deve ter mais do que 50-55% de participação. Também normalmente, podemos esperar que o segundo colocado chegue a participações 1.5-2 vezes menores que o líder.

Participações maiores do líder mostram que o mercado não foi capaz de gerar alternativas para demanda existente (monopólio estatal, concorrência desleal do líder, incompetência dos outros players etc.). De outro lado, participações próximas dos dois primeiros colocados mostram que o mercado ainda não se decidiu sobre quem é o líder.

Outra característica em mercados que ganham eficiência através de concorrentes fortes é o aumento da demanda da categoria (briga aumenta interesse pela categoria, gera insights novos, atende a novos segmentos, etc).

Voltando ao mercado de browsers sobre o qual já escrevi aqui:

1.     IE possui 73% de participação… a tendência é cair para 50-55% ao longo do tempo

2.     Mercado não possui um concorrente forte… deve aparecer alguém para chegar aos 30-35% de participação. Pode ser o Firefox (pouco provável), o Google Chrome, ou um novo entrante.

3.     Outros devem ficar com participações próximas ou menores a 10%

O Microsoft pode perder a liderança? Claro que sim. Se…. A Microsoft cometer algum erro feio (i.e. não incorporar rapidamente novas tecnologias) ou se algum concorrente levasse a categoria para algum conceito ou beneficio não explorado hoje (tecnicamente novo segmento, mas ok), e a Microsoft não for rápida ou flexível o suficiente para acompanhar (também tecnicamente seria um erro feio da Microsoft. Ou claro, se a aversão a Microsoft for tão forte que nada a segure.

Mas só voltei a esse tema de browsers mesmo porque tenho uma dúvida… ao contrário dos mercados tradicionais, não vejo como a guerra de browsers possa aumentar a categoria. Com meu limitado conhecimento tecnológico, acho que os browsers são um subproduto do uso de internet. Mais gente usando a internet, mais gente usando browser. Pessoas usando internet mais tempo, maior o uso de browser. Será que apenas o “aumento de barulho” seria capaz de gerar mais demanda?

Não me parece… mas se alguém tiver algum insight, por favor me avise.

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